No meu tempo, as festinhas de natal das escolas eram feitas por nós, as professoras lá nos ensinavam umas músicas, lá preparavam um teatrinho ou outro e impingiam-nos umas quadras e assim se fazia a festa. No dia marcado os pais lá iam à escola ver as nossas "habilidades" e nós todos orgulhosos a desempenhar com distinção a parte que nos tinha calhado. Mas como os tempos mudam as festinhas de natal também parece que mudaram! Hoje fui à festa de natal do jardim de infância onde anda a minha priminha (ah e tal como era a primeira e não sei quê fui lá ver - já que estudar não apetece!)... Fiquei tipo em estado de choque! As coisas mudam mesmo! No início, a muito custo lá juntaram os 50 putos em cima do palco a cantar metade da metade de uma música qualquer... Depois foram os meninos todos sentar-se nas cadeiras onde deveriam estar os pais e estes foram os protagonistas da festa... Os pais é que fizeram os teatrinhos, os pais é que dançaram, os pais é que cantaram, os pais é que decoraram umas quadras! Ele era Pais vestidos de Noddy, ele era Pais vestidos de Panda, ele era Pais vestidos de girafas, crocodilos e leões... Enfim! Se não tivessem uma árvore de natal lá num cantinho do palco e não aparecesse no fim um qualquer sujeito vestido de Pai Natal eu questionar-me-ia sobre qual seria o teor de tão distinta (ou não!) festa...
Pronto, lá há coisas que não mudam: o pai natal apareceu na mesma no fim depois de os putos todos estarem cerca de meia hora (exagero!) aos gritos a chamar por ele, lá distribuiu uma prendinha a cada um dos meninos e no fim puseram em música de fundo o tão batido A Todos Um Bom Natal!
Enfim, parece que a minha infância já foi há cerca de 500 anos... Mas não foi... Os tempos mudam mais depressa do que o que pudemos imaginar!
Sem comentários:
Enviar um comentário